PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES

O Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares foi criado por iniciativa do Ministério da Educação - MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secadi, em cumprimento às suas atribuições de responder pela formulação de políticas públicas de valorização da diversidade e promoção da equidade na educação , auxiliando a permanência de jovens das comunidades populares na universidade. 
O Programa está em execução na UFPA desde 2005. Objetiva a valorização e fortalecimento acadêmico dos estudantes de origem popular em condição de vulnerabilidade social e acadêmica, por meio de projetos que ofereçam aos jovens vinculados às instituições públicas de ensino superior, a possibilidade de desenvolver a capacidade de produzir conhecimentos científicos e de intervir em prol das comunidades populares/baixa renda, principalmente, junto às crianças, adolescentes e jovens, nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica.
Na UFPA, campus do Guamá, o Programa é realizado/mantido com recursos da própria Instituição (PROEX/UFPA), atuando em duas escolas periféricas: Consuelo e Souza, bairro do Quarenta Horas (desde 2009), em Ananindeua, e Celso Malcher (desde 2011), bairro da Terra Firme, em Belém, com dois projetos, “Circuito de leitura: lendo para ser feliz” e “Conectando Saberes no Ensino Médio” e ainda na produção de vídeos; oficinas; mesa-redonda; apresentação de trabalhos em eventos científicos/ culturais locais, regionais e nacionais; construção, articulação e fortalecimento do Fórum de Acompanhamento e Avaliação do projeto de Cotas UFPA, fortalecendo o vínculo com as comunidades populares e a necessidade de elaboração de políticas públicas de ações afirmativas. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. AVISANDO QUE ESSE BLOG ESTÁ DESATUALIZADO E QUE DESDE O 2º SEMESTRE DE 2019 MIGRAMOS PARA O SITE: https://conexoesdesaberes.ufpa.br

    TEMOS TAMBÉM NOSSO INSTAGRAM: @conexoesdesaberesufpa

    O FACEBOOK PERMANECE O MESMO: conexões de saberes UFPA

    DESSA FORMA, TODAS AS ATIVIDADES, EVENTOS, EDITAIS E AFINS SÃO PUBLICADOS NESSAS PLATAFORMAS.

    ResponderExcluir