ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

CIRCUITO DE LEITURA
O projeto Circuito de leitura: lendo para ser feliz se insere em uma perspectiva que aponta o gosto e o prazer pela leitura como formas de compreensão do mundo da palavra e da escrita e como expressão da criatividade, liberdade, segurança, sonho e paixão. Pretende constituir-se em um espaço de debate envolvendo a comunidade de modo geral e muito particularmente os sujeitos que têm por ofício a educação.
O projeto encontra-se em execução há 15 anos, começando como aula de reforço na instituição familiar. Ao ser institucionalizado como projeto de extensão, o Circuito de leitura já realizou 06 circuitos na comunidade do Quarenta Horas, na escola Consuelo e Souza, atendendo por volta de 1.080 crianças, adolescentes e jovens, despertando e auxiliando o gosto pela leitura. Atualmente o projeto é executado nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Consuelo e Sousa e Dr. Celso Malcher.
Pretende-se seguir a fundamentação política, pedagógica e social, na qual se encontram as bases de uma discussão histórica em que as comunidades mais afastadas dos grandes centros, a exemplo do bairro do Quarenta Horas e Terra Firme, ainda estão longe do patamar exigido para o ensino fundamental, ‘o pleno domínio da escrita, da leitura e do cálculo’ (BRASIL, 2006), e estas precisam e merecem outras possibilidades sociais e educacionais. As crianças, os adolescentes e jovens alcançados pelo projeto são felizes lendo! A continuidade do projeto é uma aposta na escola pública e num futuro mais feliz.

CONECTANDO SABERES NO ENSINO MÉDIO
O projeto Conectando Saberes no Ensino Médio, criado em 2009, vincula-se ao PCS desenvolvendo suas atividades com adolescentes e jovens estudantes do terceiro ano do ensino médio das escolas de Ensino Fundamental e Médio Consuelo de Sousa, no bairro do Quarenta Horas, em Ananindeua-PA, e de Ensino Fundamental e Médio Celso Malcher, no Bairro da Terra Firme, em Belém-PA.
Trabalha a partir das diretrizes do PCS pelo fulcro das ações afirmativas, discutindo prioritariamente temas relacionados ao acesso e permanência das camadas populares ao ensino superior público, por intermédio de cotas.
Nesses anos de execução, o projeto já auxiliou jovens das comunidades referidas a ingressarem em cursos superiores públicos do Estado do Pará, particularmente da UFPA. Estes, hoje, estão inseridos no PCS como bolsistas auxiliando na execução do projeto nas escolas públicas Consuelo e Souza e Celso Malcher.

GRUPOS DE ESTUDO (GT´S)
Os GT'S são os grupos de trabalho que foram criados Programa Conexões de Saberes e PET/Conexões de Saberes, afim de promover aos bolsistas do projeto um estudo continuo sobre os temas que o PCS defende.

Os grupos têm por objetivo dar um arcabouço teórico aos bolsistas, para que os mesmos possam ao fim de cada mês realizar mesas-redondas, que venham integrar os demais bolsistas e a comunidade acadêmica interessada  a respeito do que foi estudado pelo grupo até então.



Além de:
 Realização de Seminários Estaduais.
· Produção de vídeo-documentário sobre a história de vida dos bolsistas do PCS e sobre o Acesso e Permanência de discentes indígenas na UFPA.
· Produção de artigos com as temáticas: Políticas Públicas; Juventude e Educação; Ações afirmativas; e Gênero, Raça e Etnia.
· Participação nas Jornada de Extensão da UFPA.
· Atividades de grupos de estudo e pesquisa.
· Participação de Congressos como, por exemplo, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária — CBEU.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. AVISANDO QUE ESSE BLOG ESTÁ DESATUALIZADO E QUE DESDE O 2º SEMESTRE DE 2019 MIGRAMOS PARA O SITE: https://conexoesdesaberes.ufpa.br

    TEMOS TAMBÉM NOSSO INSTAGRAM: @conexoesdesaberesufpa

    O FACEBOOK PERMANECE O MESMO: conexões de saberes UFPA

    DESSA FORMA, TODAS AS ATIVIDADES, EVENTOS, EDITAIS E AFINS SÃO PUBLICADOS NESSAS PLATAFORMAS.

    ResponderExcluir