quinta-feira, 2 de maio de 2019

Oficina do Conectando Saberes

              Ocorreu na última terça-feira 30/04/2019 as 14h a segunda oficina temática com a turma do terceiro ano do ensino médio da EEEFM Dr. Celso Malcher que fica localizada no bairro da terra firme, organizada pelo projeto Conectando Saberes através do Programa Conexões de Saberes. Tendo como convidados representantes dos grupos de estudos Juventude e Educação e Gênero, Raça, Etnia e Direitos Humanos, que buscaram fazer um resumo sobres a importância dos respectivos grupos para a formação tanto teórica como cidadã dos discentes participantes desses grupos, constitui-se em um breve relato de experiência da inserção desse jovem da comunidade popular no espaço do ensino superior público, apresentando as principais aquisições e dificuldade encontradas e enfrentadas nessa trajetória rumo a formação no ensino superior. 
              Outros conteúdos foram abordados ao longo da apresentação como: identidade de gênero, o que é ser jovem segundos os estatutos legais e com isso reconhecimento dessas diversas juventudes, negritude e o empoderamento da mulher na sociedade atual. 
              A oficina que teve o formato de roda de conversa teve por objetivo chamar a atenção para questões que estão presentes no nosso cotidiano e que em muitos casos passam despercebidas ou encaradas de uma forma preconceituosa que é ocasionado por falta de formação, lembramos também que são assuntos que se podem apresentar de forma transversal na prova do enxame nacional do ensino médio (ENEM). Com isso buscou-se contribuir para a formação de indivíduos que estão começando o processo de luta por uma vaga no ensino público superior.




Um comentário: