segunda-feira, 15 de abril de 2019

O GT DE AÇÕES AFIRMATIVAS


        O Programa Conexões de Saberes possui diversos projetos que sustentam a integridade e o envolvimento com as comunidades populares.

        Esta semana vocês conhecerão o funcionamento e a importância dos Grupos de Trabalho dentro do PCS. Neste post falaremos sobre o GT de Ações Afirmativas na perspectiva da bolsista coordenadora deste GT, Tamires Lima.

O GT DE AÇÕES AFIRMATIVAS

        O Grupo de Trabalho (GT) Ações Afirmativas do Programa Conexões de Saberes (PCS) tem sido de grande importância tanto os bolsistas do PCS quanto para a comunidade de modo geral, contribuído para a formação acadêmica e científica desses bolsistas, pois através deste, geralmente é iniciado o primeiro contato com a pesquisa e com a produção acadêmica, por intermédio da análise de obras voltadas para a discussão sobre Políticas Públicas, principalmente sobre Cotas, que resultam em debates críticos, e, por conseguinte, em artigos científicos para divulgação em eventos acadêmicos da UFPA e outras IES. 

        O GT de Ações Afirmativas, além de contribuir para o exercício da cidadania crítica dos extensionistas - pois os mesmos estenderão o conhecimento produzido dentro dos encontros para os grupos sociais, principalmente aos jovens das comunidades populares, contribuindo na abertura de novas opções de vida -, permite também que os bolsistas tenham um olhar crítico sobre a construção da democratização do acesso e permanência dos seguimentos historicamente discriminados.
Através dos debates, os bolsistas fortalecem sua própria identidade, tendo em vista que ao serem oriundos das comunidades populares, estes começam a reconhecerem-se como sujeitos de direitos constitucionais, capazes de mudar a sua realidade para melhor por meio do acesso à educação formal qualificada. 

        Pelo exposto, entende-se que no GT Ações Afirmativas, os bolsistas tornam-se compromissados social-político-educacional, para com as camadas populares, e, por vezes envolvem-se em causas sociais populares, incentivando o ingresso de mais pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social à Universidade Pública.

Um comentário:

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