quinta-feira, 25 de abril de 2019

PROJETO CIRCUITO DE LEITURA LENDO PARA SER FELIZ



Por: Waldo Moraes Filho, atual coord. Do Circuito de Leitura.

            O Projeto Circuito de Leitura busca por meio das suas atividades de leitura conduzir as crianças, público alvo deste projeto, o despertar o gosto e o prazer pela leitura. O Projeto pertence ao Programa Conexões de Saberes (PCS) e nasceu como uma iniciativa pioneira, mas tem suas raízes numa ideia muito antiga, mas atualmente tão urgente: estimular desenvolvimento lúdico e intelectual da criança por intermédio da leitura, pois esta potencialmente opera no sujeito uma transformação crítica e consequentemente o meio onde ele está é transformado também. O território do Circuito de Leitura é as comunidades populares, porque se observa que este é a área da sociedade que menos usufrui – não por vontade, mas por falta de oportunidades – os bens intelectuais produzidos pela humanidade: a literatura e os bens de leitura.
            Hoje em dia, desenvolvemos o projeto em cinco setores: Escola Estadual Consuelo Coelho Sousa (manhã e tarde) situada no 40 horas em Ananindeua-PA; Escola Municipal de Ensino Fundamental André Avelino Piedade (manhã) no bairro Águas Brancas em Ananindeua – PA; Irmandade do Rosário (manhã) na Comunidade Jardim Botânico em Ananindeua – PA; Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpetuo Socorro I (manhã) no Acará – PA; e recentemente na Escola Estadual Fundamental Dr. Celso Malcher (manhã) localizada no bairro da Terra-Firme – Belém /PA. Atuamos em turmas desde o Ensino Infantil até Fundamental Maior.
            O Projeto funciona em três etapas: a primeira é reconhecimento do local e da comunidade onde eles serão inseridos e a conversa com a escola e/ ou comunidade para acerta-se quando e quais crianças participarão do Circuito de Leitura. Segunda etapa é a apresentação das Obras, isto é, cada tutor leva um livro e faz uma exposição simples e a criança cativada pela sinopse se une em um grupo de leitura. Por fim, é a apreciação da obra acompanhada no final de uma apresentação ou uma atividade articulada junto ao grupo de leitura. Conforme a atividade de leitura vai transcorrendo se tem brincadeiras, dinâmicas e outras atividades lúdicas relacionadas à leitura que as crianças estão fazendo.
A primeira mudança do local e das crianças que atendemos é a relação com a leitura e os livros que antes parecia arredia e distante torna-se amistosa e próxima. Outro hábito de mudança notado é o tratamento entre os próprios tutorandos que passam a refletir e enxergar a diferença (física e/ou mental) do outro não como “algo repudiável”, mas sim, como alguma normal que compõe a pessoa como ela é.
            Os tutorem têm a oportunidade de intercâmbio de saberes nos lugares onde atuam como mediadores de leitura.  Além disso, os tutores são oriundos de vários cursos, porém todos eles com seus saberes regem as crianças para uma experiência prazerosa de leitura e diversão, para que isto as incentive a se descobrirem leitores. O que se pode observar nitidamente entre os participantes do projeto (tutores, tutorandos, escola e comunidade) é a transformação da visão de mundo que ganha uma cor e extensão diferente ao se debruçar da leitura.

Um comentário:

  1. AVISAMOS QUE DESDE O 2º SEMESTRE DE 2019 NÃO UTILIZAMOS MAIS ESSE BLOG E QUE MIGRAMOS PARA O SITE: https://conexoesdesaberes.ufpa.br

    TEMOS TAMBÉM NOSSO INSTAGRAM: @conexoesdesaberesufpa

    O FACEBOOK PERMANECE O MESMO: conexões de saberes UFPA

    DESSA FORMA, TODAS AS ATIVIDADES, EVENTOS, EDITAIS E AFINS SÃO PUBLICADOS NESSAS PLATAFORMAS.

    ResponderExcluir