Por: Waldo Moraes Filho, atual coord. Do
Circuito de Leitura.
O Projeto Circuito de Leitura busca por meio das suas
atividades de leitura conduzir as crianças, público alvo deste projeto, o despertar
o gosto e o prazer pela leitura. O Projeto pertence ao Programa Conexões de
Saberes
(PCS) e nasceu como uma iniciativa pioneira, mas tem suas raízes numa ideia
muito antiga, mas atualmente tão urgente: estimular desenvolvimento lúdico e
intelectual da criança por intermédio da leitura, pois esta potencialmente opera
no sujeito uma transformação crítica e consequentemente o meio onde ele está é
transformado também. O território do Circuito
de Leitura é as comunidades populares, porque se observa que este é a área
da sociedade que menos usufrui – não por vontade, mas por falta de oportunidades
– os bens intelectuais produzidos pela humanidade: a literatura e os bens de
leitura.
Hoje
em dia, desenvolvemos o projeto em cinco setores: Escola Estadual Consuelo Coelho Sousa (manhã e tarde) situada no 40
horas em Ananindeua-PA; Escola Municipal
de Ensino Fundamental André Avelino Piedade (manhã) no bairro Águas Brancas em Ananindeua – PA; Irmandade do Rosário (manhã) na
Comunidade Jardim Botânico em Ananindeua – PA; Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Nossa Senhora
do Perpetuo Socorro I (manhã) no Acará – PA; e recentemente na Escola Estadual Fundamental Dr. Celso
Malcher (manhã) localizada no
bairro da Terra-Firme – Belém /PA. Atuamos em turmas desde o Ensino Infantil
até Fundamental Maior.
O
Projeto funciona em três etapas: a primeira é reconhecimento do local e da
comunidade onde eles serão inseridos e a conversa com a escola e/ ou comunidade
para acerta-se quando e quais crianças participarão do Circuito de Leitura.
Segunda etapa é a apresentação das Obras, isto é, cada tutor
leva um livro e faz uma exposição simples e a criança cativada pela sinopse se
une em um grupo de leitura. Por fim, é a apreciação da obra acompanhada no
final de uma apresentação ou uma atividade articulada junto ao grupo de
leitura. Conforme a atividade de leitura vai transcorrendo se tem brincadeiras,
dinâmicas e outras atividades lúdicas relacionadas à leitura que as crianças
estão fazendo.
A primeira
mudança do local e das crianças que atendemos é a relação com a leitura e os
livros que antes parecia arredia e distante torna-se amistosa e próxima. Outro
hábito de mudança notado é o tratamento entre os próprios tutorandos
que passam a refletir e enxergar a diferença (física e/ou mental) do outro não
como “algo repudiável”, mas sim, como alguma normal que compõe a pessoa como
ela é.
Os
tutorem têm a oportunidade de intercâmbio de saberes nos lugares onde atuam
como mediadores de leitura. Além disso, os tutores são oriundos de vários
cursos, porém todos eles com seus saberes regem as crianças para uma
experiência prazerosa de leitura e diversão, para que isto as incentive a se
descobrirem leitores. O que se pode
observar nitidamente entre os participantes do projeto (tutores, tutorandos,
escola e comunidade) é a transformação da visão de mundo que ganha uma cor e
extensão diferente ao se debruçar da leitura.
AVISAMOS QUE DESDE O 2º SEMESTRE DE 2019 NÃO UTILIZAMOS MAIS ESSE BLOG E QUE MIGRAMOS PARA O SITE: https://conexoesdesaberes.ufpa.br
ResponderExcluirTEMOS TAMBÉM NOSSO INSTAGRAM: @conexoesdesaberesufpa
O FACEBOOK PERMANECE O MESMO: conexões de saberes UFPA
DESSA FORMA, TODAS AS ATIVIDADES, EVENTOS, EDITAIS E AFINS SÃO PUBLICADOS NESSAS PLATAFORMAS.